terça-feira, 15 de maio de 2012

Bolo de bisnaguinha de padaria


Bolo de bisnaguinha de padaria com cenoura e coco (pavê de pão).
De Maria Carbajal (Chus)


8 bisnagas doces grandes de padaria ou pão de leite (aquelas gordinhas e carequinhas que são
mais escuras do lado de cima)
4 cenouras grandes cozidas passada pelo processador ou amassadas
Coco ralado 200 gr. Ou mais dependendo do gosto
Vinho branco, um copo grande
Água, um copo grande
Açúcar, um copo grande (ou mais dependendo do gosto)
Canela / anis estrelado (dependendo do gosto)
Leite, 2 xícaras
Chocolate em pó (o bastante para que a cobertura fique da cor que você quer)
Maisena, duas colheres dissolvidas em um pouco de água
Mais açúcar, se você quiser colocar na cobertura um pouco ou talvez se achar que a cenoura
não é doce suficiente.


Pegue um prato grande com as bordas meio altas pra que a torta não fique se esparramando pelos lados.Corte as bisnagas no sentido longitudinal, eu corto em três fatias. Faça uma calda com o açúcar (eu queimo só um pouquinho, sem chegar a ficar caramelo). Coloque a água, o vinho branco, o anis e a canela e deixe ferver até estar no ponto, meio grossa. Deixe esfriar um pouco. Misture a cenoura amassada com o coco. Se achar que precisa açúcar, coloque. Deve ficar sequinha.


Coloque uma camada de fatias de pão (com o lado mais escurinho virado pra baixo nessa primeira camada porque assim segura a torta) Molhe com a calda, coloque o creme de cenoura, espalhe, coloque mais uma camada de fatias de bisnaguinha, molhe com a calda, mais uma camada de cenoura, uma camada de bisnaguinha, molhe com a calda. Agora coloque na geladeira com um prato por cima e a cada tanto vai virando a torta que é pra ela ficar molhada inteira. Pode fazer no dia anterior ou de manhã cedo pra comer no lanche da tarde. Uma ou duas horas antes de servir coloque a cobertura.


Prepare a cobertura: Coloque o leite e chocolate bastante até estar na cor que quiser obter, se quiser açúcar coloque um pouco. Ponha pra ferver, quando estiver começando a ferver coloque a maisena dissolvida na água e cozinhe mais um pouco até engrossar. Deixe esfriar um pouco e vai colocando com cuidado sobre a torta espalhando bem. Polvilhe um pouco de coco ralado por cima e umas cerejas. Fica uma torta bem grandona.


Fonte: http://come-se.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário